segunda-feira, 23 de julho de 2012

«Madagascar 3: Os Procurados» Crítica

«Madagascar 3» estreia a 26 Julho em Portugal

  Madagascar 3 - Europe's Most Wanted
  EUA , 2012 - 85 minutos
  Género:
  Animação
  
  Direção:
  Eric Darnell, Tom McGrath e Conrad Vernon

  Escrito:
 Eric Darnell, Noah Baumbach


 
Após terem fugido para África, o leão Alex, a zebra Marty, a hipopótamo Gloria e a girafa Melman preparam-se para regressar a Nova Iorque. Pórem dependentes dos conhecimentos dos macacos, o plano dá para o torto e os amigos acabam por se perder em Monte Carlo, no Mónaco.


Os amigos acabam por e juntar a um circo em crise, onde a ideia é seguir pela Europa e depois chegar aos EUA. A principal novidade no filme, porém, está no formato 3D. A DreamWorks pediu consultoria a Guillermo Navarro na estereoscopia e fazer com que o Madagascar 3 tive-se um tiroteio constante de coisas pelos ecrãs de cinema fora, em direção ao espectador.

Como manter as crianças interessadas e com atenção é um desafio para os contadores de histórias hoje em dia, a solução foi encontrada neste filme da maneira mais fácil: interromper uma "história" e "começar outra". 
Então, é o que acontece no filme enquanto Alex e Gia conversam no primeiro plano, alguém que se encontra no fundo do plano dispara uma bala-humana entre os dois (que ganha um intresse e prioridade para olhar pois passa a ser "outra história"). O mesmo se repete quando Melman e Gloria estão sobre a corda-bamba, também a conversar, e outra bala-humana avança para fora do ecrã. 
Essa estratégia também é visivel com os efeitos sonoros quando os carros batem em coisas e fazem barulhos e aos elementos visuais distribuídos no ecrã, pouca gente vai perceber, mas o skyline de Nova York já tem as novas torres do WTC, que ainda nem sequer estão terminadas na realidade. Nesse sentido, poucas coisas combinam tanto com Madagascar quanto o circo, cuja imagem principal é a do picadeiro repleto de atrações simultâneas, das focas equilibristas e até o carro cheio de palhaços, a roubar toda atenção umas as outras.

As personagens de Madagascar 3 realmente reagem com excessos as cenas como se estivessem passados. É o caso do leão marinho que não para de chorar, também a salivação do urso ao engolir o lêmure, e até são os perdigotos descontrolados sempre que um animal fica de frente do outro.

 Confira a galeria do filme "Madagscar 3", aqui