quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Reese Whiterspoon reecontra-se numa viagem de autodescoberta e aceitação em 'Livre'


Livre (no original Wild), de Jean-Marc Vallée, foi um dos filmes mais bem recebidos pela crítica em 2014, que elogiou sobretudo a interpretação de Reese Witherspoon (naturalmente nomeada ao Óscar) e a realização de Vallée. 

Livre conta a história verídica de Cheryl Strayed, uma jovem que perante o recente divórcio e a morte da mãe resolve encetar uma viagem de autodescoberta e aceitação pelo Pacific Crest Trail, um trilho de cerca de 1700 quilómetros que atravessa a costa leste dos Estados Unidos. É junto da natureza no seu estado mais puro e intocado que Cheryl vai tentar refazer a confiança perdida em si mesma, perdoar-se em relação ao passado e recarregar baterias para a sua vida a partir daqui.

Livre inspira-se no livro Wild: From Lost to Found on the Pacific Crest Trail, de Cheryl Strayed, que conta a sua história verídica e como decidiu embarcar numa viagem de autoconhecimento e aceitação, depois de dois acontecimentos trágicos na sua vida. Cheryl perdeu a mãe, Bobbi Grey (Laura Dern), e divorciou-se de Paul (Thomas Sadoski). Em busca de paz interior inicia o Pacific Crest Trail, um trilho com cerca de 1700 quilómetros, que parte do deserto de Mojave, no sul da Califórnia, atravessa a terceira maior região dos Estados Unidos para chegar ao Oregon e daí até ao estado de Washington, na fronteira com o Canadá. Cheryl não tinha qualquer experiência de caminhada mas enveredou, sozinha na aventura. Questionada a determinada altura do filme se se sente sozinha, responde que não mais do que na sua vida quotidiana. A sua inexperiência revela-se em aspetos práticos, como as botas erradas para caminhar, o gás incorreto para aquecer comida ou o excesso de peso desnecessário na mochila. Cheryl vai defrontar-se com o frio, o calor, a neve, a falta de água ou os pés desfeitos pelo esforço. Vai conhecendo alguns homens pelo caminho, com quem se envolve de forma inconsequente. Mas sobretudo é acompanhada por uma raposa, que lhe traz à memória flashbacks da sua mãe e da infância no Minnesota. 

Livre é a história de autodescoberta de Cheryl Strayed, que tem dois caminhos, ou perdoar-se pelo que considera passos errados na sua vida, ou continuar a martirizar-se pelas escolhas que fez. Para além de Reese Whiterspoon, também Laura Dern foi nomeada aos Óscares, como Melhor Atriz Secundária. 

Livre, uma estreia carregada de beleza, 2 de janeiro, sábado, às 21h30, no TVCine 1.

Sem comentários: