sexta-feira, 8 de maio de 2015

'Deadline Gallipoli': A missão de três jornalistas que mudaram o rumo da história chega à Portugal


A minissérie australiana Deadline Gallipoli conta a história verídica da batalha de Gallipoli, uma das mais sangrentas e devastadoras da I Grande Guerra Mundial, que marcou o primeiro grande conflito em que estiveram envolvidas tropas da Austrália e da Nova Zelândia. De certa forma esta batalha marcou o fim da idade da inocência dos dois países, confrontados pela primeira vez com o horror da guerra e com a perda de vidas de compatriotas, sendo que o dia do seu início, 25 de abril de 1915, é profundamente assinalado na Austrália e na Nova Zelândia. 

A história é vista pelos olhos de três jornalistas que se recusam a ocultar os horrores da guerra e que ainda hoje são lembrados. Deadline Gallipoli conta com um luxuoso elenco, com Sam Worthington, Hugh Dancy, Ewen Leslie e Rachel Griffiths, que durante quatro episódios vão combater a ideia que numa guerra muitas vezes a primeira vítima é a verdade. 

A 25 de abril de 1915 o exército dos Aliados constituído por tropas inglesas, australianas e da Nova Zelândia desembarcou em Gallipoli, na Turquia, para combater o inimigo, numa batalha que durou até 9 de janeiro de 1916. Foi um conflito sangrento e muito duro do qual resultaram quase 50 mil mortos e que marcou o primeiro encontro com a realidade da guerra da Austrália e da Nova Zelândia. 

Para assinalar os 100 anos do início da batalha a produtora australiana Matchbox Pictures, associada à NBC Universal, produziu esta minissérie de quatro episódios que retrata de forma cruel mas muito real o que se passou ao longo daqueles meses. Mas celebra sobretudo como ao longo das décadas os registos dos jornalistas e correspondentes de guerra Charles Bean, Ellis Ashmead Bartlett e Phillip Schuler sobreviveram para contar o que de facto aconteceu em Gallipoli. 

Deadline Gallipoli estreia sexta-feira, 8 de maio, às 21h15 no TVSéries. 

Sem comentários: