sábado, 5 de outubro de 2013

FALL SEASON 2013: 1.ª PARTE


Com o fim de Setembro, chegaram novas séries a televisão norte-americana e vamos começar a partilhar as nossas impressões sobre alguns dos dramas estreantes desta Fall Season 2013. Sem mais demoras vamos começar por resumir algumas das séries mais interessantes, das aguardadas e das que já temos a certeza que vão acabar por ser canceladas!

Cuidado contém mini spoilers. 

AGENTS OF S.H.I.E.L.D



Claro que tínhamos de começar pela série mais aguardada da season. E foi mesmo a mais aguardada pelos norte-americanos, tão aguardada que acabou por bater recordes de audiências logo no episódio de estreia.

A série que acaba por ser uma ponte entre os filmes do Universo Marvel e o mundo real, têm igualmente uma estrutura muito parecida com a dos 'Os Vingadores', que também é realizado por Joss Whedon, responsável pelo piloto da série do ABC. No episódio de estreia conhecemos os membros da equipa, que ao início não se dão nada bem, mas que se vai formando aos poucos, durante o piloto acontece tudo à bordo de um avião, e quando a equipa esta finalmente reunida acabam num campo de batalha onde devem trabalhar em conjunto para se unirem como equipa e resolver os seus problemas pessoais. 

Pelo primeiro episódio podemos presumir que a série seguirá apenas um caso por semana, isto é, um caso por episódio. Podemos dizer que é uma boa série, mas o que ainda a torna melhor é a sua ligação com o Universo Marvel, desde as referências aos filmes até as piadas, como a que a personagem Skye faz no primeiro episódio quando se refere à famosa frase do Homem-Aranha, "com grandes poderes, vem grandes responsabilidades". Se não fosse tudo isto que acabei de referir a série acabaria por ser mais uma série normal no meio de muitas.

LUCKY 7

O novo drama da ABC sofreu do mesmo problema de Last Resort em 2012. A série é boa, tem uma ideia interessante, mas a péssima audiência de estreia possivelmente já ditou o destino da série, isto é, de certea que será cancelada.

A série conta a história de 6 empregados de um posto de gasolina que ganham juntos a lotaria e as consequências disso nas suas vidas. O piloto foi muito bem construído, apresentou devidamente cada personagem ao ponto de chegar ao fim e você já ter o nome de cada um na sua cabeça. Outra coisa à louvar é que o piloto consegue colar qualquer um do início ao fim, ao fim de querermos saber o que vai acontecer no próximo episódio, não dá para ficar satisfeito apenas com o episódio piloto.

THE BLACKLIST

Ao lado de Masters of Sex, The Blacklist é uma das melhores estreias do mês de Setembro. A nova série da NBC conta a história de um ex-militar que se tornou numa das pessoas mais procuradas do FBI por vender informações confidenciais. Agora que ele se entregou, promete que ao lado de uma nova agente escolhida por ele, ajudar a encontrar e prender os mais procurados do FBI. 

Outra série processual, e muito parecida ao que se encontra no mercado. Porém o piloto foi construído de uma maneira muito interessante de mostrar que não é só um caso da semana, tem vários mistérios por trás disso. Outras das coisas que esta série têm de diferente das outras é o facto da personagem de James Spader estar constantemente a mudar de lado, já que ele ajuda a apanhar os membros da Blacklist, mas que ao mesmo tempo utiliza a sua influência para atraí-los.
Nunca saberemos realmente do lado de quem está. Esta será com certeza uma das séries renovadas nesta Fall-Season.

HOSTAGES

O drama do canal CBS pretende contar a história da Dr. Ellen Sanders que vai realizar uma cirurgia ao Presidente dos Estados Unidos, mas antes da operação a sua família acaba refém de um grupo que conspira contra a morte do presidente pelas mãos da doutora durante a operação, se tudo correr como planeado, a família da doutora acaba por ser libertada no final.

A história desta série acaba por ser interessante, já a execução nem tanto. Um piloto cheio de clichês e soluções preguiçosas justificam a média audiência da série. A ideia que a série quer transmitir é a de um líder do grupo dos sequestradores, como um homem de uma família disfuncional completamente previsível desde o marido que trai até a mulher dedicada, passando pelo filho que vende drogas e a filha grávida.

A solução no fim do episódio para manter a família sequestrada durante uma temporada inteira acaba por ser vergonhosa. Se a audiência da série cair é provável que acabe cancelada. 

SLEEPY HOLLOW


O novo drama da FOX acabou por ser do meu agrado, e os números da estreia foram bastante interessantes e a queda do primeiro episódio para o segundo não acabou por ser muita.

Este drama acaba por ser uma mistura de uma série policial, com um toque sobrenatural, lendas e a viagem no tempo soa a muito disfuncional para mim. É certo que a qualidade está presente, os nomes envolvidos são interessantes, como o do criador Roberto Orci (Fringe). O piloto consegue mostrar uma história amarrada, e acabou por implantar vários mistérios na cabeça dos fãs. 

#ATENÇÃO: A SÉRIE JÁ FOI RENOVADA PARA UMA SEGUNDA TEMPORADA PELA FOX.

MASTERS OF SEX

Ao lado de The Blacklist, Masters of Sex apresentou um dos mais bem produzidos pilotos de Setembro - além de ser aquele que tem mais potencial para desabrochar uma série com algo mais a dizer.

Apostando no talento do seu elenco (que é ótimo, diga-se de passagem), Masters of Sex segue a jornada do Dr. William Masters (Michael Sheen) que, com a ajuda da sua assistente Virginia Johnson (Lizzy Caplan), desenvolve a principal pesquisa sobre os efeitos do sexo e da sexualidade humana. Tudo isto nos anos 50, quando a simples menção da palavra sexo fazia senhoras de idade corar na rua. 

Por um lado, Masters of Sex têm tudo no sítio certo: apresenta boas personagens (que são bem escritas e protagonizadas, e não parece que são apenas atores citando falas), têm uma recriação de época muito boa, apresenta as histórias que irá explorar nos próximos episódios e toca em feridas e em assuntos que até hoje ainda são tabus.

Mas por outro lado, o piloto foi um pouco repetitivo sobre a importância da pesquisa que estão a realizar. Concluindo, Masters of Sex foi provavelmente o melhor piloto do mês e deve ser o melhor da temporada. Se este ano escolher apenas uma nova série, acho que deve de escolher esta! 

Não perca a segunda parte destas primeiras impressões no próximo sábado (12/10), onde vamos falar das principais comédias de Setembro. 


Sem comentários: